Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Procurador-geral da Câmara volta ao cargo e é homenageado após episódio com arma de fogo

15/08/25

O procurador-geral da Câmara Municipal de Goiânia, advogado Kowalsky Ribeiro, foi um dos 233 homenageados pela Casa Legislativa durante Sessão Especial alusiva ao Dia do Advogado, realizada na última terça-feira (12). A solenidade fez parte das comemorações da data, celebrada em 11 de agosto, e foi proposta pelos vereadores Anselmo Pereira (MDB), Bessa (DC), Coronel Urzêda (PL), Geverson Abel (Republicanos), Lucas Kitão (UB), Léo José (Solidariedade), Ronilson Reis (Solidariedade) e pelo presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD).

Em vídeo divulgado pela Câmara, Kowalsky destacou a importância da advocacia e da Procuradoria da Casa, responsável por todos os assuntos administrativos, jurídicos e legislativos do Legislativo municipal. “Homenagear a advocacia é, neste momento de tanta disputa, homenagear a própria democracia”, afirmou, agradecendo aos vereadores pela honraria.

A homenagem ocorre pouco mais de dois meses após um episódio polêmico envolvendo o procurador-geral. Em 5 de maio, um desentendimento entre ele e Sérgio Dorneles, chefe de gabinete do vereador Sargento Novandir (MDB), nas dependências da Câmara, resultou em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça. Segundo a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), acionada para atender a ocorrência, houve alegações iniciais de ameaça com uso de arma de fogo.

Três dias depois, tanto Kowalsky quanto Dorneles pediram exoneração de seus cargos. Em carta aberta, o procurador-geral afirmou que a decisão foi “voluntária” e fruto de “profunda reflexão”, visando permitir que as apurações internas ocorressem com “isonomia e transparência” por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

No entanto, em 17 de junho, apenas 40 dias após o afastamento, o presidente da Câmara, Romário Policarpo, assinou portaria reconduzindo Kowalsky Ribeiro ao comando da Procuradoria-Geral da Casa — cargo que ele continua a ocupar.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.