Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Polícia Federal deve vigiar casa de Bolsonaro pra evitar fuga

26/08/25

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido para reforço do policiamento no entorno da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (25) e atende solicitação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A preocupação tem como base informações da própria Polícia Federal (PF), que aponta risco de fuga do ex-presidente após a descoberta de uma minuta de pedido de asilo político na Argentina. O alerta se soma ao episódio em que Bolsonaro permaneceu por dois dias na embaixada da Hungria, em fevereiro de 2024, após ser alvo de mandados de busca e apreensão — fato revelado pelo jornal norte-americano The New York Times.

No fim de semana, o líder do PT na Câmara, deputado federal Lindbergh Farias (RJ), esteve próximo à casa de Bolsonaro e divulgou vídeo nas redes sociais. Na gravação, o parlamentar defende reforço imediato do policiamento ostensivo e discreto na região, além de monitoramento constante da tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente.

O partido também formalizou as preocupações em ofício enviado à Polícia Federal, que incluiu o documento nos autos do processo da chamada trama golpista, relatado por Moraes. Com o despacho, a análise foi remetida à PGR, que terá cinco dias para se manifestar.

Lindbergh reforçou que considera “infantil” acreditar que apenas a tornozeleira seria suficiente para evitar uma fuga. Ele chegou a destacar que a rota entre a residência de Bolsonaro e a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília poderia ser percorrida em cerca de dez minutos.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.