26/08/25
A Prefeitura de Goiânia instalou, nesta quarta-feira, 25, o Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (GynClima), criado pela Lei nº 11.381/2025. A Lei é de autoria da vereadora Kátia Maria (PT) e havia sido vetada pelo ex-prefeito Rogério Cruz (SD). O veto foi derrubado pelos parlamentares da Câmara Municipal de Goiânia, e com isso a Lei passou a valer.
“A derrubada do veto e a promulgação dessa lei representam uma vitória para Goiânia e para todos que acreditam na necessidade urgente de enfrentar os impactos da crise climática. O Fórum será um espaço para pensar soluções e agir coletivamente”, afirma a vereadora Kátia.
O GynClima será coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e tem como objetivo desenvolver estratégias , pesquisas e propostas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, apoiar ações educativas, estimular o uso de tecnologias limpas e propor políticas que conciliem desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
O Fórum contará com câmaras técnicas permanentes voltadas para mitigação, adaptação, políticas públicas, monitoramento e controle. Durante o evento desta quarta, será feito o ato simbólico de nomeação dos membros do Fórum, que contará com representantes do Poder Executivo, da Câmara Municipal, Governo Estadual, universidades, entidades do setor produtivo e OAB.