28/08/25
Se não houver nova reviravolta, o prefeito Sandro Mabel (UB) deve conquistar nesta quinta-feira (28) sua primeira vitória na Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Limpa Gyn. Com articulação direta do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), a tendência é que o Paço consiga maioria para definir presidente e relator do colegiado, conforme revelou a coluna Giro, de O Popular.
O alívio, porém, vem na esteira de uma dura derrota na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que aprovou o projeto de revogação da taxa do lixo. Mesmo que o resultado ainda possa ser revertido nas próximas etapas de tramitação, o revés consolidou a CCJR como território hostil à Prefeitura: dos 14 membros, nove integram o grupo responsável pela criação da CEI, entre eles o presidente Luan Alves (MDB), que rompeu de vez com o Executivo ao abrir mão dos cargos que controlava na gestão.
Nesse contexto, aliados avaliam que apenas “reformular” a base não basta para garantir governabilidade. A leitura é de que Mabel precisará “resetar” a relação com o Legislativo. “Ele vai ter que começar do zero, esquecer a CEI e o grupo dos 16, conversar individualmente com cada parlamentar e atender a algumas demandas. Não tem como não atender”, afirmou um interlocutor próximo ao prefeito.
A expectativa, agora, é de como Mabel reagirá à necessidade de reconstruir pontes na Câmara, em meio a disputas que testam os limites de sua articulação política e de sua capacidade de consolidar uma base estável.