29/08/25
Após sucessivas derrotas em votações nesta semana, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), decidiu retirar o vereador Igor Franco (MDB) da função de líder de sua base na Câmara Municipal. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito, que ainda não definiu quem assumirá o posto. O ofício formalizando a mudança deve ser enviado ao Legislativo nesta sexta-feira (29).
A substituição deve ser um dos temas da coletiva marcada para as 11h30, no Paço Municipal, quando Mabel também vai tratar da taxa do lixo. O tributo teve sua revogação aprovada em primeira votação na Câmara na última quinta-feira (28), em mais um revés para a gestão. O prefeito já sinalizou que a questão deve ser judicializada.
A relação entre Mabel e Igor Franco vinha se desgastando nas últimas semanas. O prefeito condicionou a permanência do vereador no comando da liderança à desarticulação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Limpa Gyn. No entanto, a comissão avançou com articulação do próprio emedebista e pode ter composição desfavorável ao Executivo.
Na última segunda-feira (25), Mabel já havia sinalizado o rompimento ao exonerar Diogo Franco, irmão de Igor, do cargo de secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços. A decisão reforçou o enfraquecimento da relação do prefeito com o grupo político ligado ao vereador.