Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


STF julga ação de Vanderlan contra Gustavo Gayer após xingamento de “vagabundo”

03/09/25

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve para esta quarta-feira (3), às 11h, por videoconferência, a audiência de instrução da ação penal que opõe o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). O processo foi aberto após o parlamentar bolsonarista chamar o colega de “vagabundo”, em fevereiro de 2023, quando Vanderlan apoiou a recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado.

Na sessão, estão previstos os depoimentos das testemunhas de defesa arroladas por Gayer, entre elas os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Wilder Morais (PL-GO), além do interrogatório do próprio deputado. Ambos solicitaram o adiamento da oitiva, alegando conflito de agenda, mas tiveram o pedido negado. Moraes considerou que a realização remota da audiência elimina obstáculos e evita postergações sem justificativa.

O ministro também indeferiu a inclusão de testemunhas apenas de caráter abonatório, determinando que eventuais manifestações sejam apresentadas por escrito. A decisão busca dar celeridade à tramitação da ação, que acusa Gayer de calúnia, difamação e injúria.

A proximidade da audiência levou o deputado a publicar, nesta segunda-feira (2), um vídeo em suas redes sociais em que se diz alvo de perseguição política e relaciona o processo a uma suposta tentativa de inviabilizar sua candidatura ao Senado em 2026. Vanderlan, por sua vez, afirma que Gayer mente deliberadamente e tenta confundir a opinião pública com desinformação.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.