04/09/25
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Vilmar Mariano condenado pela Justiça Eleitoral de Goiás à inelegibilidade por oito anos, se movimenta nos bastidores para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Apesar da decisão que o impede de concorrer, Mariano mantém articulações políticas e tem buscado apoio para viabilizar sua pré-candidatura.
A condenação, que também atinge sua esposa, Sulnara Santana, e o vereador Olair Silva, aponta uso da máquina pública para coagir servidores comissionados a apoiar candidatos ligados ao grupo político de Mariano nas eleições municipais de 2024. Além da inelegibilidade, o casal foi multado em R$ 30 mil cada.
Mesmo diante do revés jurídico, o ex-prefeito tem contado com aliados em Aparecida, entre eles o vereador Olair Silva, que atua para reunir apoios em torno de sua pré-candidatura. Mariano ainda preserva bom trânsito político no município e aposta em sua influência para tentar manter espaço na cena política goiana.
A possível candidatura preocupa aliados do deputado estadual Veter Martins (UB), que foi beneficiado pelo apoio de Mariano em 2022, quando recebeu 24.758 votos em Aparecida. Para se resguardar, Veter tem buscado ampliar sua base em outros municípios e fortalecer a parceria com o atual prefeito, Leandro Vilela (MDB).
Segundo apuração da Folha Z, a movimentação deve se intensificar nos próximos meses, enquanto Mariano aposta em reverter a condenação e, assim, manter vivo seu projeto de chegar à Alego.