08/09/25
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira (2) uma nova leva de processos por quebra de decoro parlamentar. Entre os alvos está o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que já responde a outras representações no colegiado.
O pedido contra Gayer foi apresentado pelo PT, que acusa o parlamentar goiano de publicar postagens ofensivas e de cunho misógino contra a presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e outras mulheres. O caso se soma a uma série de embates que o deputado tem protagonizado nas redes sociais e dentro do Congresso.
Além de Gayer, o Conselho abriu processos contra nomes como André Janones (Avante-MG), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gilvan da Federal (PL-ES), Delegado Éder Mauro (PL-PA), Guilherme Boulos (PSOL-SP), José Medeiros (PL-MT), Sargento Fahur (PSD-PR) e Kim Kataguiri (União-SP), entre outros. As acusações vão de ofensas públicas e incitação à violência a agressões físicas em comissões.
O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), também anunciou a formação das listas tríplices para o sorteio dos relatores de cada caso. A definição final caberá à presidência do colegiado.