10/09/25
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele está em pânico com a possibilidade de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e enviado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A informação foi publicada pela coluna de Mônica Bérgamo, na Folha de S. Paulo.
Segundo relatos, Bolsonaro teme enfrentar problemas de saúde no presídio e não receber atendimento médico adequado. Também manifestou receio de ser hostilizado por outros detentos. De acordo com uma das fontes ouvidas pela coluna, o ex-presidente chegou a admitir medo de morrer na Papuda. Para ele, a transferência para um presídio comum seria uma “humilhação”.
Nesta terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação do chamado “núcleo 1” da trama golpista. O grupo é formado por oito réus: Bolsonaro, seis generais da alta cúpula das Forças Armadas — Mauro Cid, Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Almir Garnier e Paulo Sérgio Nogueira — além dos delegados da Polícia Federal Alexandre Ramagem e Anderson Torres.
Em caso de condenação, todos devem ter direito a celas especiais. A defesa de Bolsonaro, no entanto, já prepara um pedido para que ele possa continuar em prisão domiciliar. Até o momento, o STF não definiu o local de cumprimento da pena, caso a condenação seja confirmada.