Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Advogando em causa própria: Professor Alcides ainda não explicou voto a favor da PEC da Blindagem

21/09/25

O deputado federal Professor Alcides (PL-GO) permanece filiado ao PL, conforme registro oficial da Câmara dos Deputados, e votou a favor da chamada PEC da Blindagem — proposta que condiciona a abertura de ação penal contra parlamentares à autorização prévia da Casa e restringe medidas cautelares e prisões, entre outros pontos. O nome do goiano aparece entre os 14 deputados de Goiás que apoiaram o texto, aprovado em 1º e 2º turnos na Câmara e enviado ao Senado.

O parlamentar é alvo de investigação em Goiás por suposta relação íntima com um adolescente e por um esquema para tomar o celular do jovem para apagar imagens e conversas. A apuração levou à prisão de um segurança, um policial militar e um instrutor de tiro ligados ao seu círculo, após invasão da residência do menor. A Polícia Civil apura ameaça e roubo; relatos da mãe do adolescente constam em depoimentos. Alcides nega as acusações e afirma ser vítima de montagens e diz que as “imagens sexuais com adolescente são falsas”. 

A PEC da Blindagem (PEC 3/2021) estabelece que denúncias criminais contra deputados e senadores só avancem com aval do respectivo plenário em até 90 dias; limita prisões a flagrante de crime inafiançável com posterior decisão do Legislativo; e centraliza cautelares no Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta também reforça prerrogativas e altera regras de foro. Críticos apontam risco de “escudo” para investigados; defensores dizem proteger a independência do Parlamento.

Em Goiás, apenas três dos 17 votantes se posicionaram contra a PEC; Alcides integrou a maioria favorável. Questionado publicamente sobre eventual conflito de interesse — já que seu inquérito segue em curso — o deputado não apresentou explicação específica para o voto.

Apesar de ter anunciado, no início do ano, intenção de deixar o PL em meio à pressão interna, Alcides segue listado como “PL-GO” nos sistemas da Câmara e participa das votações pela bancada.

O que está em jogo

Investigações: roubo de celular, ameaça e suposta exploração sexual envolvendo adolescente; prisões de três ligados ao entorno do deputado. Alcides nega: “imagens sexuais com adolescente são falsas”.

PEC da Blindagem: autorização do Legislativo para ação penal; restrição de cautelares; regra de prisão em flagrante de crime inafiançável; decisão sobre cautelares concentrada no STF.

O voto: Professor Alcides votou “sim”; maioria da bancada goiana também apoiou. 


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.