Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Paciente tem órgão transplantado por engano em hospital do RN

25/09/25

O Ministério da Saúde anunciou, na noite desta quarta-feira (24), que dará prioridade na fila de transplantes aos dois pacientes envolvidos em um erro médico ocorrido no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh), em Natal (RN). Um deles recebeu um rim incompatível por engano, enquanto o outro deixou de ser operado.

A pasta informou que ambos serão recolocados na lista como prioridade absoluta. “Caso surja algum órgão compatível, eles serão os primeiros a receber. Essa medida foi tomada visando reduzir o prejuízo físico e emocional aos dois pacientes afetados”, afirmou o ministério em nota. Além disso, o paciente que recebeu o rim errado terá assistência integral, incluindo acompanhamento clínico, psicológico e fornecimento de medicamentos.

O equívoco ocorreu por causa de uma “falha interna” na convocação feita pelo hospital, que confundiu os nomes de dois pacientes em situação semelhante. Após o transplante, o homem que recebeu o órgão incompatível apresentou rejeição e precisou ser levado à UTI. O rim foi retirado, e ele recebeu alta da unidade no domingo, permanecendo em estado estável na enfermaria.

A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes seguirá monitorando a evolução clínica dos pacientes e acompanhando as medidas adotadas pelo HUOL. O Ministério da Saúde reforçou que vai garantir assistência total aos envolvidos e cobrar respostas do hospital universitário.

Em nota, o HUOL-UFRN/Ebserh afirmou que está “apurando com rigor a ocorrência” e que abriu processo interno com prazo de 60 dias para conclusão. A instituição declarou ainda que todas as providências cabíveis foram tomadas, como a notificação aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral dos pacientes e suporte psicológico aos familiares.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.