26/09/25
O site anapolino Portal 6 avaliou negativamente a postura do senador Wilder Morais (PL-GO) em relação à PEC da Blindagem. Em publicação desta quinta-feira (25/9), o veículo atribuiu “nota zero” ao parlamentar, que manteve silêncio durante a tramitação da proposta, mas anunciou voto favorável no momento decisivo.
A PEC, apelidada de “da Blindagem”, buscava restringir o alcance de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra deputados e senadores, criando, na prática, um escudo para parlamentares acusados de crimes graves.
Wilder foi o único entre os três senadores goianos a se posicionar a favor da medida. Ao justificar sua decisão, afirmou seguir a orientação de seu “grupo político” e reafirmou alinhamento com a direita bolsonarista.
Segundo o Portal 6, se dependesse de Wilder, a PEC já teria sido aprovada, garantindo proteção adicional a parlamentares investigados. No entanto, a proposta foi rejeitada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, enterrando a tentativa de institucionalizar a blindagem parlamentar.