30/09/25
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, encaminhou pedido à Câmara dos Deputados para suspender uma ação penal que tramita contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). O parlamentar bolsonarista responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por acusações de calúnia, injúria e difamação contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).
Segundo reportagem da Carta Capital publicada neste domingo (28), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Paulo Azi (União-BA), confirmou que deve analisar o pedido nesta semana. Cabe à CCJ emitir parecer sobre solicitações de sustação de processos criminais envolvendo parlamentares.
Gayer se tornou réu em outubro do ano passado, após decisão do STF. A ação foi motivada por declarações feitas em um vídeo publicado nas redes sociais em fevereiro de 2023, no qual o deputado questionava a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD) na presidência do Senado. Na ocasião, ele insinuou que senadores teriam sido “comprados com cargos de segundo escalão”.
O movimento de Valdemar para intervir em favor do aliado ocorre em meio ao desgaste político de Gayer, que enfrenta críticas por sucessivos embates nas redes sociais e agora busca respaldo dentro da Câmara para evitar o avanço da ação penal.