Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Funcionário da Globo se passa por repórter e é preso ao tentar chantagear deputado

01/10/25

Um funcionário da TV Globo foi preso em flagrante nesta segunda-feira (1º) acusado de tentar extorquir o deputado estadual do Rio de Janeiro Alexandre Knoploch (PL). Identificado como Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues, ele trabalhava no setor de maquinaria da emissora e se passou por produtor do programa Fantástico para exigir R$ 10 mil do parlamentar.

De acordo com vídeo publicado por Knoploch nas redes sociais, Júlio Cesar procurou inicialmente o irmão do deputado, afirmando ser integrante da Central Globo de Jornalismo. Ele dizia ter em mãos uma reportagem comprometedora contra o parlamentar e pediu dinheiro para não levar a pauta adiante.

O próprio deputado relatou que o suspeito chegou a ir ao seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para reforçar a exigência. Na ocasião, Knoploch deu voz de prisão. “Não aceito extorsão, não aceito coação, não aceito bandido infiltrado em espaços de poder. Se ele tentou comigo, pode ter tentado com outros parlamentares também”, afirmou.

Em nota a TV Globo esclareceu que Júlio Cesar era colaborador do setor de maquinaria, sem qualquer vínculo com o jornalismo ou o programa Fantástico, e que estava afastado por licença médica desde 2023. Após tomar conhecimento do caso, a emissora comunicou a Polícia Civil e demitiu o funcionário.

“A Globo, assim que recebeu a denúncia do deputado estadual Alexandre Knoploch, acionou a Polícia Civil com uma notícia-crime. O colaborador estava afastado por licença médica desde 2023, era assistente de maquinaria, sem relação com o jornalismo da Globo. Diante da gravidade dos fatos, a Globo tomou a decisão de desligá-lo”, informou a emissora em comunicado.

A Polícia Civil confirmou que o homem foi conduzido à 5ª Delegacia de Polícia, no centro do Rio, onde foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão. Em nota, o órgão destacou que investiga se o suspeito já tentou aplicar o mesmo golpe contra outras pessoas.

“Um deputado estadual conduziu à unidade um homem que solicitou quantia em dinheiro para não divulgar uma suposta reportagem de caráter comprometedor. O fato foi apreciado pela autoridade policial, que autuou o homem em flagrante pelo crime de extorsão”, disse a corporação.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.