04/10/25
A eleição para o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) foi suspensa por decisão da Justiça Federal e permanece sem previsão de nova data. A medida foi determinada após o juiz federal Gustavo Soares Amorim conceder liminar, na noite de quinta-feira (2/10), que impediu a realização do pleito virtual marcado para esta sexta-feira (3/10).
De acordo com o conselheiro regional Renerson dos Santos, a suspensão atinge Goiás, o Distrito Federal e outros 18 estados. “Não é só em Goiás, é no Brasil todo”, afirmou. Ele explicou que, apesar da decisão, o processo presencial continua em sete estados — Amapá, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Roraima. Em Goiás, contudo, ainda não há definição sobre a possibilidade de uma votação presencial.
A liminar foi expedida após a Justiça identificar irregularidades no processo eleitoral anterior, conduzido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A intimação do órgão ocorreu às 22h29 da quinta-feira, horas antes da votação. A informação foi divulgada pelo jornal Opção.
O CFO informou, em nota, que a decisão judicial afeta apenas a eleição virtual e que não há ações diretas contra os conselhos regionais, uma vez que a competência para definir e organizar o processo eleitoral é do próprio conselho federal.