Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Secretário de Saúde de Goiás alerta para risco de intoxicação por metanol

04/10/25

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Reis, fez um alerta à população nesta sexta-feira (3/10) após a confirmação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em uma jovem internada no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu. Ele recomendou que a população evite o consumo de bebidas alcoólicas destiladas, especialmente as de origem duvidosa.

“Estamos comunicando a toda a sociedade para não ingerir esse tipo de bebida, já que existe esse nível de suspeição, com casos em São Paulo, Bahia e Pernambuco”, afirmou o secretário.

Rasível informou que a Secretaria da Saúde emitiu uma nota técnica e revisou as diretrizes de atendimento para pacientes com suspeita de intoxicação por metanol. “Estamos instruindo todos os profissionais de saúde e revisamos os protocolos de cuidado para garantir uma resposta rápida e eficiente”, explicou.

O titular da pasta acrescentou que o governo estadual está adotando medidas preventivas para conter possíveis novos casos. “Estamos em busca dos antídotos necessários e intensificando a fiscalização em bares e distribuidoras. Além disso, vamos promover a capacitação dos profissionais de saúde para ampliar a proteção da população”, destacou Rasível.

O caso em Goiás se soma a notificações semelhantes registradas em outros estados. O metanol é uma substância altamente tóxica e pode causar cegueira, falência múltipla de órgãos e morte quando ingerido. A recomendação das autoridades sanitárias é evitar o consumo de bebidas destiladas sem procedência comprovada.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.