06/10/25
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) subiu o tom contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI), a quem classificou como um político de “inexpressiva presença nacional”. Em publicação nas redes sociais, Caiado lembrou que o piauiense “já jurou amor eterno ao Lula” e afirmou que ele “não representa Bolsonaro”. As críticas foram uma reação à entrevista concedida por Ciro ao jornal O Globo, na qual o senador comentou as possíveis candidaturas da direita à Presidência em 2026.
Caiado desaprovou o posicionamento de Ciro Nogueira em relação ao protagonismo da direita nas eleições do ano que vem, contestando seu papel como interlocutor de Jair Bolsonaro: “ele já se coloca como porta-voz do presidente, o que ele não é”, afirmou o governador.
O governador goiano sustentou que, caso Bolsonaro deseje um porta-voz, esse papel caberia a alguém mais próximo: “um de seus filhos ou sua esposa, Michelle, não o Ciro Nogueira, senador de inexpressiva presença nacional, que um dia já jurou amor eterno ao Lula”.
Na visão de Caiado, Ciro estaria tentando se posicionar como vice da chapa liderada pelo governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, para isso, teria atuado no sentido de “vetar” outros pré-candidatos da direita.
Para reforçar sua crítica, Caiado recorreu a dados regionais: “lembro ao Ciro que tenho 88% de aprovação em Goiás nos últimos três anos, a maior entre todos os governadores. As mesmas pesquisas mostram que Ciro Nogueira não tem forças sequer para se reeleger senador no seu estado, o nosso querido Piauí”.