07/10/25
Uma frente fria deve provocar chuvas em diversas regiões de Goiás entre esta quinta-feira (9) e a próxima segunda-feira (13), segundo o Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo). A combinação de nebulosidade e calor favorece a formação de áreas de instabilidade, especialmente no sudoeste goiano. “Devemos ter pancadas de chuva isoladas nessa região. Já nos dias 11 e 12, há previsão de chuvas irregulares no centro-sul do estado e, no dia 13, expectativa de precipitações mais generalizadas”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.
O mapa meteorológico também aponta possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h, além de tempestades isoladas. Goiânia está entre as cidades com previsão de chuva durante o período. Apesar da instabilidade esperada, os acumulados de precipitação devem ser baixos, com pancadas rápidas e localizadas, típicas da transição entre a estação seca e o início do período chuvoso.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas entre esta terça-feira (7) e segunda-feira (13). O boletim prevê acumulados de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de umidade relativa do ar abaixo de 30% em parte do estado. As condições ainda incluem risco de descargas elétricas e ventos fortes durante as tempestades.
Segundo a climatologista Elizabete Alves, os modelos climáticos indicam mudança mais significativa no tempo a partir da segunda quinzena de outubro, com o retorno gradual das chuvas. “A precipitação deve voltar de forma mais frequente, mas ainda irregular — com maior intensidade em algumas áreas e volumes menores em outras”, destacou.