22/10/25
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reagiu nesta terça-feira (21) ao reajuste tarifário autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aumentará em quase 20% o valor das contas de energia elétrica em Goiás a partir desta quarta-feira (22). Em declaração pública, o governador classificou a medida como abusiva e prejudicial às famílias goianas, especialmente as de menor renda.
“Goiás acaba de receber mais um presente do governo Lula. A Aneel determinou que, a partir de amanhã, todos vão receber um aumento de quase 20% na conta de luz. É isso mesmo: o governo do Lula mais uma vez está metendo a mão no bolso do cidadão goiano”, afirmou Caiado.
Segundo o governador, o reajuste terá impacto mais severo sobre os consumidores residenciais de baixa renda, que já enfrentam dificuldades econômicas. “Como a energia tem um peso maior no orçamento dessas famílias, quem vai sofrer mais são os mais pobres. O aumento nas residências será de 19,56%”, destacou.
Caiado também criticou a falta de investimentos do governo federal no sistema elétrico de Goiás, que, segundo ele, limita o crescimento econômico do Estado. “Todo mundo sabe que Goiás não consegue se desenvolver ainda mais porque não temos energia suficiente para atender à demanda. E o governo Lula, ao invés de investir em mais energia, prefere cobrar mais caro por um serviço de péssima qualidade”, declarou.
O governador afirmou ainda que a decisão da Aneel evidencia “descaso” com a população goiana. “O povo goiano já entendeu: o Lula e o PT não gostam mesmo de Goiás. Enquanto o Governo de Goiás cobra melhorias e defende o cidadão, o governo Lula pesa ainda mais no bolso de quem mais precisa”, concluiu.