24/10/25
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, relatou a dirigentes do partido que teve uma conversa reservada com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre as eleições de 2026. Segundo Valdemar, o encontro ocorreu há cerca de duas semanas e Tarcísio teria reafirmado que não pretende disputar a Presidência da República. De acordo com o relato, o governador planeja buscar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, posição que já tem defendido publicamente.
A interlocutores, Valdemar avaliou que Tarcísio pretende permanecer em São Paulo para concluir obras consideradas estratégicas e consolidar sua imagem administrativa antes de alçar voos nacionais. A leitura dentro do PL é de que o governador quer "capitalizar entregas" antes de eventual candidatura ao Planalto no futuro.
A nova conversa entre os dois, porém, teve tom diferente de reuniões anteriores. Há dois meses, Valdemar chegou a declarar publicamente que Tarcísio havia se comprometido a se filiar ao PL caso decidisse enfrentar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. O aceno foi interpretado como sinal de proximidade política entre os dois, mas agora o cenário é de incerteza.
Mesmo com a negativa de Tarcísio, a ala bolsonarista do PL mantém expectativa de que ele ainda possa rever a decisão e entrar na disputa, sobretudo caso Jair Bolsonaro permaneça inelegível. Aliados do ex-presidente avaliam que uma definição terá de ser tomada ainda este ano para permitir a organização dos palanques estaduais.