29/10/25
O deputado federal Gustavo Gayer (PL) não teria votos suficientes para se eleger senador por Goiás em 2026, segundo pesquisa do Instituto Futura divulgada esta semana. O levantamento mostra que a disputa pelo Senado é atualmente liderada pela primeira-dama do estado, Gracinha Caiado (União Brasil), seguida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) – ambos à frente de Gayer em todos os cenários pesquisados.
Gracinha aparece com 31,2% a 40,1% das intenções de voto e lidera isolada. Vanderlan oscila entre 21,8% e 26,7%, consolidado em segundo lugar. Já Gustavo Gayer surge em terceiro, com 18%, fora da zona de disputa direta pela vaga única ao Senado — o que significa que, se a eleição fosse hoje, ele não seria eleito.
A pesquisa também aponta Gustavo Mendanha (PSD) com 16,5% a 25,5%, dependendo do cenário. Pela margem de erro, Mendanha se aproxima de Gayer, podendo inclusive ultrapassá-lo entre os eleitores indecisos, o que reforça a dificuldade do deputado federal na corrida eleitoral.
A repercussão do levantamento cresceu após Vanderlan divulgar nas redes sociais uma arte baseada na pesquisa. O material chamou atenção ao identificar Gayer como “candidato fake news”, expressão usada na peça publicada pelo próprio senador.
O cenário ainda mostra alto índice de incerteza entre o eleitorado: entre 20,5% e 22,8% não sabem ou não responderam, enquanto os votos brancos e nulos chegam a até 30,2%, indicando que a disputa segue aberta – mas hoje sem espaço para uma vitória de Gayer.