Goiânia, 03/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


No Rio de Janeiro, Caiado defende união dos estados no combate às facções

31/10/25

O governador Ronaldo Caiado esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30/10) para manifestar apoio ao governo fluminense após a megaoperação contra o Comando Vermelho, deflagrada nos complexos da Penha e do Alemão. Durante encontro com o governador Cláudio Castro e outros líderes estaduais, Caiado destacou que a segurança pública deve ser tratada como prioridade nacional e apresentou resultados do modelo de gestão adotado em Goiás. “Segurança pública é governabilidade. Ela irradia em todas as outras áreas, é o marco principal”, afirmou. O encontro marcou também o anúncio do Consórcio da Paz, que reunirá estados em ações integradas de combate ao crime organizado.

Caiado, que foi recebido no Palácio Guanabara, ressaltou a necessidade de união entre os governos estaduais para enfrentar as facções criminosas. Ele classificou a violência como um problema estrutural do país e criticou a falta de apoio da União. “[O que o Comando Vermelho tem feito] não é crime comum, é terrorismo”, disse. Segundo o governador, o desinteresse do governo federal em fortalecer os estados tem agravado o problema. “A PEC da Segurança tenta concentrar ainda mais o poder em Brasília, reduzindo a autonomia dos estados que realmente enfrentam o crime”, observou.

Durante a reunião, Caiado apresentou os avanços obtidos em Goiás no enfrentamento à criminalidade, citando a queda contínua dos índices de violência desde 2019. O governador destacou os investimentos em inteligência, formação e integração das forças policiais, além do controle total do sistema prisional. “No momento em que tive o controle das penitenciárias, onde o faccionado não tem nem visita íntima, a criminalidade em Goiás despencou. Nunca mais tivemos sequestros, novo cangaço ou invasões de terra”, afirmou.

O encontro terminou com o anúncio do Consórcio da Paz, uma iniciativa conjunta entre os estados para compartilhar informações, estratégias e recursos em operações interestaduais. “Faremos um consórcio entre os estados para dividir experiências e ações de combate ao crime organizado”, explicou Cláudio Castro. Caiado reforçou que o projeto visa fortalecer a cooperação imediata entre as forças de segurança estaduais. “O objetivo é integrar inteligência e operação para atender qualquer estado em situação emergencial. Se queremos a paz, devemos estar preparados para a guerra”, concluiu.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.