Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Wilder fica fora e Kajuru será único goiano a integrar CPI do Crime Organizado

07/11/25

O Senado Federal instalou, nesta terça-feira (11), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, formada para investigar a atuação de facções criminosas no país e eventuais falhas de agentes públicos no combate ao crime. O colegiado terá 11 titulares e 7 suplentes, com prazo de 120 dias para concluir os trabalhos.

Goiás terá apenas um representante na CPI: o senador Jorge Kajuru (PSB), indicado pelo bloco PSD/PSB. O senador Wilder Morais (PL), que articulava uma vaga, ficou de fora da composição oficial. A presidência da comissão será exercida por Fabiano Contarato (PT-ES) e a relatoria ficará com Alessandro Vieira (MDB-SE).

Entre os nomes confirmados estão também Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES). Como suplente, o ex-juiz Sergio Moro (União-PR) também integrará o grupo. Uma vaga de suplente do bloco de Kajuru ainda está pendente de indicação.

A criação da CPI ganhou força após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, realizada em 28 de outubro, que resultou em 121 mortes — a ação mais letal da história do estado. O episódio pressionou o Congresso a avançar em propostas como o PL Antifacção e a PEC da Segurança Pública.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.