Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Caiado cresce, Lula recua e distância no segundo turno despenca para 7 pontos

14/11/25

A nova pesquisa Genial/Quaest mostra que a distância entre o presidente Lula (PT) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) diminuiu significativamente em um eventual segundo turno presidencial. Lula aparece com 42% das intenções de voto, enquanto Caiado soma 35%. No levantamento anterior, realizado em outubro, o presidente tinha 46% e o governador 31%, o que representava uma diferença de 15 pontos. Agora, essa vantagem caiu para apenas 7 pontos. O levantamento também registrou que 19% pretendem votar em branco, nulo ou não votar, e 4% ainda estão indecisos.

A pesquisa revela ainda que a visibilidade nacional de Caiado tem aumentado ao longo dos últimos meses. Entre maio e novembro, a proporção de eleitores que conhecem o governador e votariam nele subiu de 13% para 15%. No mesmo período, o percentual de brasileiros que não o conheciam caiu de 62% para 51%. Esses movimentos indicam que Caiado se tornou mais competitivo e ampliou sua presença na disputa nacional.

O estudo da Genial/Quaest foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, em 120 cidades brasileiras, ouvindo 2.004 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Os resultados reforçam que o cenário eleitoral segue aberto e sujeito a variações conforme aumenta o conhecimento do eleitorado sobre os potenciais candidatos.

A pesquisa também destaca que a violência ganhou ainda mais relevância na percepção da população. O percentual de brasileiros que consideram a segurança pública o maior problema do país cresceu de 30% para 38% em um mês. Para 36% dos entrevistados, o desempenho do governo federal na área é regular, enquanto 26% avaliam positivamente. O tema voltou ao centro do debate após a operação policial no Rio de Janeiro que resultou na morte de 121 pessoas.

Nesse contexto, Caiado aparece fortalecido porque a segurança pública é uma das principais marcas de sua gestão em Goiás. Em outra pesquisa da Quaest, divulgada em agosto, 74% dos goianos avaliaram positivamente a atuação do governador na área, o maior índice entre todos os estados pesquisados. Em seguida aparecem Paraná, com 49%, e Minas Gerais, com 38%. Já as piores avaliações foram registradas em São Paulo, com 28%, e no Rio de Janeiro, com apenas 14%.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.