15/11/25
Os irmãos Humberto Teófilo e Amarildo Filho confirmaram que pretendem disputar cargos eletivos nas eleições de 2026 em Goiás. Ambos são filhos do ex-vereador Amarildo Pereira, condenado por peculato e fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Humberto Teófilo, delegado de Polícia e ex-deputado estadual, será candidato a deputado federal. Já Amarildo Filho, advogado e ex-candidato a vereador em Goiânia, disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), ambos pelo Partido Liberal (PL). A família prepara o trabalho em uma “dobradinha” eleitoral.
Condenação do pai
O ex-vereador Amarildo Pereira foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por envolvimento em esquemas de desvio de recursos públicos e fraudes previdenciárias. Os crimes ocorreram entre 2001 e 2004, quando ele exerceu mandatos na Câmara Municipal de Goiânia e atuava também na extinta Companhia Municipal de Obras (Comob).
A Justiça identificou irregularidades em contratos e pagamentos relacionados ao INSS. Amarildo cumprirá pena em regime semiaberto. Antes disso, chegou a ser considerado foragido, após decisão da Vara de Execução Penal, que foi posteriormente revogada por erro processual reconhecido por outro magistrado.
Entenda o caso
A Justiça Federal demorou 15 anos para concluir o processo, o que levou à prescrição dos crimes de peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha no âmbito federal. Assim, restou válida apenas a condenação na Justiça estadual, que determinou o cumprimento da pena de cinco anos e dez meses.