Goiânia, 29/11/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Sem garantia no PSD, Mendanha avalia saída do partido e novo rumo em 2026

17/11/25

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PSD) tem reiterado publicamente que seu objetivo político para 2026 é disputar o Senado. Sua filiação ao PSD e os movimentos mais recentes foram estruturados para sustentar esse projeto. No entanto, a conjuntura partidária mudou, e Mendanha passou a avaliar novos cenários diante da possibilidade de o partido não apoiar sua candidatura.

A leitura interna é de que Mendanha já considera deixar o PSD. Além de buscar uma sigla que viabilize sua candidatura, o ex-prefeito tenta se aproximar da base governista, com a intenção de integrar a chapa ao lado de Gracinha Caiado. O cálculo, porém, envolve outra variável: as conversas entre Daniel Vilela e o PL. Caso haja composição entre os dois, o senador Wilder Morais poderia retirar sua pré-candidatura ao governo para apoiar Vilela, abrindo espaço para que o PL indique Gustavo Gayer ao Senado — solução que fecharia espaço para Mendanha na disputa.

Diante desse cenário, aliados admitem que Mendanha pode ficar fora das urnas em 2026. Ele próprio já afirmou que não tem interesse em concorrer à Câmara dos Deputados. É nesse contexto que surge seu “plano B”: apoiar a candidatura da esposa, Mayara Mendanha, atualmente secretária de Assistência Social, caso a vaga ao Senado não se concretize.

Mayara, que já foi filiada ao PL e hoje integra o PSD, tem construído espaço político em Aparecida. Apesar do perfil discreto, é vista como articuladora e tem ampliado sua presença pública por meio das ações da pasta que comanda. A possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara Federal tem sido tratada como alternativa real dentro do grupo político de Mendanha, caso o projeto ao Senado seja inviabilizado.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.