Goiânia, 14/01/2026
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Adib Elias ironiza Marconi e aponta desconhecimento do tucano sobre Fundeinfra

01/12/25

O secretário de Infraestrutura de Goiás, Adib Elias (MDB), rebateu nesta sexta-feira (28/11) a promessa do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) de extinguir a Taxa do Agro “no primeiro dia de governo” caso vença as eleições de 2026. Para Adib, a declaração do tucano evidencia “um imenso desconhecimento do nosso Estado”, já que a contribuição vinculada ao Fundeinfra tem data definida em lei para terminar: 31 de dezembro de 2026, antes da posse do próximo governador.

A crítica ocorre após Marconi repetir, em entrevistas ao Diário de Goiás e ao jornal O Hoje, que seu primeiro ato de gestão seria acabar com o tributo. A afirmação, no entanto, ignora o prazo legal já estabelecido. “Marconi continua usando de mentiras e criando falsas narrativas pra tentar enganar os goianos e, nesse caso, em especial o setor produtivo”, afirmou Adib ao Jornal Opção.

Criado em 2022, o Fundeinfra é financiado voluntariamente pelo setor produtivo e vinculado a incentivos fiscais já existentes. Os recursos retornam integralmente ao segmento por meio de obras de infraestrutura. Desde sua criação, o fundo arrecadou cerca de R$ 3,06 bilhões, resultando em mais de 20 frentes de trabalho. Entre as entregas estão os 91,4 km restaurados da GO-184, além da pavimentação da GO-154, que dará acesso asfáltico a Bonópolis.

Com a previsão legal já estabelecida, a promessa de Marconi se torna inexequível. A cobrança da Taxa do Agro se encerrará antes que o próximo governador assuma o cargo, em janeiro de 2027.


·

2026. Voz de Goiás. Direitos reservados.