09/12/25
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) avaliou como “extremamente positiva” a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026 e afirmou que o movimento fortalece o campo da direita ao impedir tentativas de concentração forçada em torno de um único nome.
Segundo Caiado, a decisão da família Bolsonaro contribui para um ambiente político mais saudável, ao preservar a autonomia dos partidos e das lideranças. “Isso é que é salutar. Não é você querer fazer um garroteamento nos partidos e dizer: o candidato é só um. Era o que estavam fazendo. Uma asfixia dos partidos, desrespeitando as lideranças políticas”, afirmou.
Para o governador, havia uma tentativa de setores do Centrão de impor um nome único à disputa presidencial. Nesse contexto, Caiado sustenta que o lançamento de Flávio Bolsonaro rompe essa lógica. “O Centrão queria concentrar em um candidato só. Essa candidatura do Flávio Bolsonaro foi extremamente positiva no sentido de dizer que cada partido vai cuidar do seu. Não venha querer achar que todo mundo é massa de manobra”, declarou.
Também pré-candidato à Presidência, Caiado classificou a entrada de Flávio na corrida ao Planalto como um avanço no debate político dentro da direita. “É uma coisa maravilhosa, porque esse negócio de candidatura de bolso de colete ninguém aguenta mais. Cada um que toque sua candidatura. Quem tiver competência vai chegar lá e, no segundo turno, constrói alianças”, disse.
O governador criticou ainda o que chamou de “garroteamento partidário” e alertou para os riscos de imposições internas. “Isso é o que tem de mais nocivo. Você não pode viver uma ditadura partidária”, concluiu.