20/12/25
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) encerra 2025, ano pré-eleitoral, com a realização de 31 edições do programa Deputados Aqui, que leva serviços públicos em formato de mutirão às bases eleitorais dos parlamentares estaduais. A última ação do ano ocorre neste sábado (20), no Residencial Jardins do Cerrado, em Goiânia.
O presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), afirmou que a iniciativa continuará em 2026, com previsão de 25 edições no interior e na capital até junho, prazo final permitido pela legislação eleitoral, três meses antes do pleito. Segundo ele, cerca de dez eventos do tipo foram realizados em cada um dos dois primeiros anos de sua gestão, em 2023 e 2024.
Durante os mutirões, a Alego oferece serviços como entrega de escrituras de imóveis, atendimentos médicos, exames, vacinação, emissão de documentos, como carteira de identidade, além de ações de órgãos públicos parceiros. Também há castração de cães e gatos e serviços de beleza, como corte de cabelo feminino e masculino.
A estrutura do programa é inspirada nos mutirões populares realizados nos mandatos do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB), morto em 2021. Além da prestação de serviços, a estratégia aproxima deputados de suas bases ao longo do ano.
Pré-candidato a deputado federal, Bruno Peixoto participou de forma recorrente das edições em 2025. A lista de presenças nas aberturas dos eventos também indica maior assiduidade de outros parlamentares em seus redutos eleitorais.
Em Águas Lindas de Goiás, por exemplo, a edição realizada em 8 de novembro contou com a presença do deputado Anderson Teodoro (Avante), descrito em divulgação da própria Alego como “morador há 29 anos de Águas Lindas e representante da cidade no parlamento estadual”, além da deputada Dra. Zeli (UB), cuja ligação com o Entorno do Distrito Federal foi destacada. O evento reuniu ainda lideranças locais, como o prefeito Lucas Carvalho Antonietti, o Dr. Lucas (UB), e vereadores do município.
Em Mineiros, na edição de 4 de outubro, participaram da abertura Bruno Peixoto e Rosângela Rezende (Agir), apresentada pela Alego como “a deputada representante da região”. Já em Anápolis, em julho, estiveram presentes parlamentares como Vivian Naves (PP), Antônio Gomide (PT), Coronel Adailton (SD) e Amilton Filho (MDB). O deputado Amauri Ribeiro (UB) também participou e destacou o perfil conservador da gestão municipal, comandada pelo prefeito Márcio Corrêa (PL), que esteve no evento.
Peixoto nega caráter eleitoral na iniciativa. “Esse é o terceiro ano de edição do programa Deputados Aqui. Independentemente de ser um ano pré-eleitoral ou não, nós estamos trabalhando. Desde o nosso primeiro dia de gestão, nós temos trabalhado para servir a população”, afirmou em coletiva no dia 6 de dezembro, durante edição no Jardim Novo Mundo, em Goiânia.
Segundo o presidente, a sede da Alego recebe cerca de mil pessoas por semana, enquanto o Deputados Aqui já soma mais de 300 mil atendimentos. “Iniciou no nosso primeiro ano de gestão, no ano de 2023. E nós vamos continuar trabalhando. São ações permanentes. No próximo ano, vamos ter também, independentemente de ser ano eleitoral ou não, respeitando, evidente, a legislação eleitoral”, disse.
Peixoto argumenta que as demandas colhidas nos mutirões resultam em requerimentos e projetos de lei. Ao jornal O Popular, destacou que o programa passou por cidades administradas por prefeitos da base e da oposição ao governo estadual. A maioria dos deputados na Alego é governista, e os municípios, segundo ele, foram escolhidos por serem polos regionais.
Para viabilizar o aumento das edições em 2025, a Casa ampliou a estrutura logística do programa, com a locação de um ônibus e quatro vans para transporte de servidores, a um custo estimado de R$ 1 milhão por ano.