Goiânia, 02/01/2026
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Zambelli apanha na cadeia e pede transferência de cela

31/12/25

Presa em Roma, a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi transferida de cela após relatar que sofreu agressões físicas dentro do presídio italiano onde cumpre pena. Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, a ex-parlamentar teria sido atacada ao menos três vezes por outras detentas antes de setembro, situação que levou a defesa a solicitar a mudança de ala por risco à integridade física.

De acordo com a defesa, Zambelli chegou a registrar formalmente as agressões junto à administração do presídio, mas a direção inicial teria demorado a adotar medidas, sob a justificativa de alta rotatividade de presas na unidade. Com a continuidade dos episódios e o temor de novas agressões, o pedido de transferência foi renovado e acabou atendido pelas autoridades penitenciárias.

Zambelli deixou a cela localizada no térreo e foi realocada para um andar superior do presídio, considerado mais seguro. A ex-deputada segue cumprindo pena na Itália, após ter deixado o Brasil para evitar a execução da condenação de 10 anos de prisão determinada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), relacionada à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em ação praticada com um hacker.

Durante o período de detenção, a ex-parlamentar renunciou ao mandato em 14 de dezembro, por meio de comunicado enviado à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara. Com a vacância do cargo, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou o suplente Adilson Barroso (PL-SP), conforme previsto no regimento e na legislação eleitoral. Antes disso, o ministro Alexandre de Moraes havia considerado nula a decisão do plenário que manteve o mandato de Zambelli, apontando violação ao artigo 55 da Constituição Federal.


·

2026. Voz de Goiás. Direitos reservados.