08/02/26
O ex-senador Luiz Carlos do Carmo pode trocar o Podemos pelo PSD, partido ao qual se filiou recentemente o governador Ronaldo Caiado. A possibilidade é discutida por integrantes da legenda e ocorre em paralelo a articulações que envolvem outros membros da família Carmo. Luiz Carlos tem como objetivo integrar a chapa majoritária encabeçada pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB).
Segundo interlocutores do PSD ao Jornal Opção, ele está no páreo para a vaga de vice. A família Carmo reúne nomes com atuação religiosa e política em Goiás. No campo religioso, o bispo Oídes José do Carmo é uma das lideranças da Igreja Assembleia de Deus no estado e no país. Na política, além de Luiz Carlos, destaca-se o prefeito de Bela Vista de Goiás, Eurípedes José do Carmo, que venceu a disputa municipal contra o candidato apoiado pela ex-prefeita Nárcia Kelly.
Henrique César, genro de Oídes, exerce mandato de deputado estadual e também atua como cantor na Assembleia de Deus. Nos bastidores, comenta-se que Eurípedes José do Carmo deve deixar o Podemos, partido do deputado federal Glaustin da Fokus, para se filiar ao PSD. No meio evangélico, circula a avaliação de que Glaustin “não está mais no foco da família do Carmo”.
Caso Luiz Carlos confirme a mudança partidária, o PSD ampliará sua interlocução com o segmento evangélico em Goiás e fortalecerá o grupo que disputa espaço na composição da chapa de Daniel Vilela para 2026.