Goiânia, 18/02/2026
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Caiado ataca desfile pró-Lula e acusa presidente de dividir o país

18/02/26

O governador Ronaldo Caiado (PSD) criticou o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Marquês de Sapucaí. Em publicação nas redes sociais, Caiado acusou o presidente de usar o cargo para autopromoção e de estimular a divisão política no país. A manifestação ocorre em meio à repercussão política e jurídica gerada pela apresentação carnavalesca.

“Lula aposta tudo na fratura da nação. Numa postura digna de Luís XIV (‘o estado sou eu’), usa seu posto para a auto glorificação e para tentar ridicularizar todos que não compactuam com as condutas criminosas do seu partido. É o nós contra eles em forma de alegoria. Lula debocha dos brasileiros e da Justiça Eleitoral. Mas quem conhece a história, sabe: esse tipo de postura é o prenúncio do fim para um governante. Este ano vamos tirar o PT do poder e devolver o Brasil aos brasileiros de bem”, escreveu o governador no X, antigo Twitter.

O desfile em homenagem a Lula provocou reações de partidos de oposição, que ingressaram com ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob alegação de propaganda eleitoral antecipada e possível abuso de poder. Os pedidos de liminar para impedir previamente a apresentação foram negados, mas o mérito das ações ainda será analisado pela Corte.

A apresentação da escola de samba transformou o enredo em peça de debate político nacional, ampliando a disputa para além do Carnaval. A crítica de Caiado reforça o embate entre aliados e adversários do presidente em ano pré-eleitoral, num cenário em que manifestações culturais passaram a ser interpretadas também sob a ótica jurídica e política.

O processo segue em tramitação no TSE, que deverá decidir se houve irregularidade eleitoral no desfile. Enquanto isso, a homenagem continua gerando reações no meio político e alimentando o confronto retórico entre lideranças nacionais.


·

2026. Voz de Goiás. Direitos reservados.