18/02/26
Uma mulher foi condenada a oito meses de detenção, a serem cumpridos em regime inicial aberto, após ter proferido ofensas contra policiais militares e arremessado uma lata de cerveja contra uma viatura durante uma abordagem em Campos Belos, no nordeste de Goiás. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e assinada no último sábado (14).
O episódio que motivou a ação judicial ocorreu em 2024, quando a acusada, durante abordagem de rotina, teria chamado os agentes de expressões de baixo calão e lançado a lata na direção da viatura, atingindo o rosto e o peito de um dos policiais. Em resposta à resistência e ao desacato, os militares empregaram spray de pimenta e efetuaram dois disparos para o alto como forma de conter a situação.
Ao analisar o processo, o juiz Thiago Brito, da 2ª Vara Judicial de Campos Belos, destacou que a ré cometeu simultaneamente crimes de desacato e resistência à autoridade, razão pela qual as penas previstas foram somadas. O magistrado ainda ressaltou que os depoimentos colhidos nos autos — incluindo a confissão da própria acusada — demonstraram que ela se recusou a acatar ordens legais dos policiais, exigindo o uso progressivo da força para sua contenção.