Goiânia, 21/02/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Obra de drenagem da avenida H tem novo adiamento

09/02/24

Prevista inicialmente para ser entregue no final do ano passado, a ampliação da rede de drenagem da Avenida H e entorno, no Jardim Goiás, sofreu dois adiamentos e a promessa agora é de conclusão no fim do mês de fevereiro. Obra é uma das 11 previstas no programa Goiânia Adiante, pacote lançado pela Prefeitura de Goiânia, em dezembro de 2022.

Tratada como uma das principais obras do programa, a construção e ampliação da rede de drenagem da avenida H, foi anunciada no mês de agosto de 2023, mas o início dos trabalhos só aconteceu cerca de dois meses depois.

Na época, o prefeito Rogério Cruz afirmou que pediu para que houvesse um empenho em entregar a rede de drenagem até o final de novembro, antes do início do período chuvoso. Mas o cronograma previa a entrega em dezembro, quando houve o primeiro adiamento, estendendo o prazo para o mês de janeiro. Agora a previsão é para conclusão em fevereiro.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a obra segue em andamento, sem explicar o motivo da extensão do prazo.

Do total de 11 obras do programa, apenas três foram iniciadas e a única a ser entregue foi a da Avenida Padre Monte e entorno, no Bairro Goiá. Ainda assim, a empresa vencedora da licitação cumpriu apenas 73% do contrato e coube à Seinfra a conclusão da obra.

Outro trecho iniciado e ainda não concluído é a rede de drenagem do Bairro Feliz, que está com menos de 80% do cronograma executado. De acordo com informações da Prefeitura, a parte de cima da Avenida Pedro Laurício Rasmussem e as ruas adjacentes, onde a obra foi concluída, já não sofre com os alagamentos. Já o trecho que fica abaixo da Avenida Leste-Oeste está paralisado por causa do período chuvoso. A retomada dos trabalhos será em março, com previsão de conclusão em abril.

Também integrante do pacote, a obra de pavimentação na Avenida C e entorno, no Recreio Panorama, já está com o contrato assinado e a previsão é de que os trabalhos tenham início após o fim do período chuvoso.

A prefeitura promete também para início em março e conclusão em dezembro as obras do Parque das Laranjeiras, da Vila Maria Luíza e da Vila Legionárias. Outras três obras seguem sem previsão de início, porque estão em fase de procedimentos para assinatura dos contratos: Vila Pompeia, entorno do Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, e Parque das Laranjeiras.

A obra da região do Bosque dos Buritis, no Centro, também permanece sem prazo para começar. Ela chegou a ter o contrato assinado com a vencedora da licitação, mas não teve início. As outras participantes da licitação foram chamadas para assumir o serviço, mas segundo a Seinfra todas as demais empresas qualificadas no processo foram convocadas, mas nenhuma delas manifestou interesse em assinar o contrato. Agora um novo processo licitatório está sendo elaborado. Não foi dado um prazo para o lançamento do edital.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.